No âmbito da disciplina Projecto, foi-nos proposto a elaboração de um projecto de âmbito artístico.

Após discussão, achamos por bem realizar o nosso projecto em Campo Maior, mais propriamente no Centro Educativo Alice Nabeiro , proporcionando um dia diferente com actividades relacionadas com arte, não só às crianças que o frequentam, mas também às crianças e jovens de Degolados, uma freguesia que pertence ao mesmo concelho, promovendo deste modo a interacção de dois grupos distintos, usufruindo ao mesmo tempo de um espaço dotado das devidas infra-estruturas.
É neste binómio, espaço, e tempo de cultura, que a escola deverá ter as suas mais importantes formas de relação com a arte, a ciência, a filosofia, o jogo, o mito, a religião…”A. Bento-2003.pag 63
Inicialmente deslocámo-nos a Campo Maior, no sentido de entrarmos em contacto com a instituição a fim de expor-mos as nossas ideias. Fomos muito bem recebidas, aceitando de imediato que utilizássemos o espaço para a realização do nosso projecto. Efectuadas as necessárias formalidades, começamos por contactar os intervenientes no projecto.
Considerando que a arte, na sua esfera basilar, é uma ferramenta condutora do desenvolvimento humano, apostamos na implementação e dinamização deste projecto com o objectivo de sensibilizar e incentivar a presença das artes na vida quotidiana, promovendo um desenvolvimento social mais saudável e estimulante.
A arte é uma forma significativa de expressar ideia e sentimentos, capaz de fazer com que as pessoas adquiram um desenvolvimento mais harmónico a global. Consequentemente, nenhum projecto de Animação Sociocultural, pode negligenciar as actividades artísticas.
É do conhecimento de todos nós, que as actividades no domínio da sensibilização para as artes, ainda representam um défice no tecido sociocultural português, pelo que se torna bastante importante despertar o interesse para as actividades artísticas, logo a partir de tenra idade.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Reflexão sobre o Projecto

Após a implementação do projecto fomos confrontadas com uma realidade completamente desconhecida, pois apesar de termos desenvolvido vários projectos nunca os chegámos a concretizar. Contudo, fomos surpreendidas com situações inesperadas.
Tendo em conta que o nosso projecto foi destinado a crianças verificámos que estas são susceptíveis a várias alterações de humor.
Neste sentido enquanto futuras animadoras colocámo-nos à prova quanto à necessidade de improvisar em determinadas situações, relativamente ao desinteresse, principalmente sentido nos momentos de transacção das actividades, pois estes aproveitam qualquer tempo morto para se dispersarem.
Como trabalhámos com três grupos distintos (pré-escolar de Campo Maior, pré-escolar de Degolados e Escola Secundária de Campo Maior), deparámo-nos com reacções diferentes, nomeadamente em relação às crianças da aldeia de Degolados, que, talvez por não estarem habituados a interagir com outros grupos, sentiram-se inicialmente muito inibidos.
No entanto, no decorrer das actividades esse sentimento foi-se perdendo, demonstrando até muito interesse em repetir a experiência. Esta vontade manifestou-se também por parte da Educadora, mostrando-se disponível para novas iniciativas.
Quanto ao grupo de jovens do Liceu de Campo Maior, notámos uma grande irresponsabilidade, pois não cumpriram horário, nem compareceram todos os elementos do grupo.
Devido a esta situação, a nossa planificação sofreu alterações no que diz respeito ao horário das actividades, tendo passado a aula de Dança para a primeira actividade da tarde e as actividades com os jovens no segmento desta.
Apesar deste contratempo, conseguimos contornar a situação, concedendo um dia cheio de dinamismo no Centro Educativo Alice Nabeiro, onde a arte plástica, a pintura e a música proporcionaram um contacto directo com a arte.
No decorrer das actividades fomos procedendo à avaliação por parte dos intervenientes, revelando-se esta muito positiva.
Desta forma concluímos que os nossos objectivos foram conseguidos.
Com a realização deste projecto percebemos a importância dos projectos realizados ao longo das cadeiras de Gestão e Produção de Animação, Animação e Desenvolvimento Local e Projecto, sendo estas, uma mais-valia para a nossa formação pessoal e profissional.

Sem comentários:

Enviar um comentário