No âmbito da disciplina Projecto, foi-nos proposto a elaboração de um projecto de âmbito artístico.

Após discussão, achamos por bem realizar o nosso projecto em Campo Maior, mais propriamente no Centro Educativo Alice Nabeiro , proporcionando um dia diferente com actividades relacionadas com arte, não só às crianças que o frequentam, mas também às crianças e jovens de Degolados, uma freguesia que pertence ao mesmo concelho, promovendo deste modo a interacção de dois grupos distintos, usufruindo ao mesmo tempo de um espaço dotado das devidas infra-estruturas.
É neste binómio, espaço, e tempo de cultura, que a escola deverá ter as suas mais importantes formas de relação com a arte, a ciência, a filosofia, o jogo, o mito, a religião…”A. Bento-2003.pag 63
Inicialmente deslocámo-nos a Campo Maior, no sentido de entrarmos em contacto com a instituição a fim de expor-mos as nossas ideias. Fomos muito bem recebidas, aceitando de imediato que utilizássemos o espaço para a realização do nosso projecto. Efectuadas as necessárias formalidades, começamos por contactar os intervenientes no projecto.
Considerando que a arte, na sua esfera basilar, é uma ferramenta condutora do desenvolvimento humano, apostamos na implementação e dinamização deste projecto com o objectivo de sensibilizar e incentivar a presença das artes na vida quotidiana, promovendo um desenvolvimento social mais saudável e estimulante.
A arte é uma forma significativa de expressar ideia e sentimentos, capaz de fazer com que as pessoas adquiram um desenvolvimento mais harmónico a global. Consequentemente, nenhum projecto de Animação Sociocultural, pode negligenciar as actividades artísticas.
É do conhecimento de todos nós, que as actividades no domínio da sensibilização para as artes, ainda representam um défice no tecido sociocultural português, pelo que se torna bastante importante despertar o interesse para as actividades artísticas, logo a partir de tenra idade.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Descrição das Actividades

Descrição das actividades:

Cor e movimento: Ao som da música, as crianças irão desenvolver as suas capacidades artísticas através da pintura. Em papel de cenário, elas poderão pintar livremente ou seja, recorrendo às mãos e/ou pés.
Auto-Retrato: sentadas no chão em círculo, cada criança desenhará um traço numa folha de papel que corresponderá ao colega do lado. A folha irá rodando de criança a criança. O objectivo desta actividade e que no final seja criado um Auto-Retrato do grupo.
Artes Manuais: através da mistura do sal e corantes as crianças irão fazer sais de banho, estes serão decorados com papel colorido e ráfia. A intenção desta actividade será levar para casa uma lembrança deste dia.
Oficina de Dança: esta actividade consiste numa interacção entre a Escola Secundária de Campo Maior e o Centro Educativo, em que uma turma do curso de auxiliares de educação de infância, acompanhados pela professora de dança, irá desenvolver a arte da dança com os meninos do Centro Educativo.

Observação:

Está previsto as crianças chegarem ao Centro Educativo Alice Nabeiro por volta das 10:00h, ao chegarem vão ser divididas por grupos de 10 crianças, onde vamos juntar crianças do Jardim de infância de Degolados e do Centro Educativo Alice Nabeiro.
Estas vão rodando pelas diversas actividades.
No final de todas actividades será realizada uma avaliação.
Assim finalizamos o período da manhã.
No período da tarde das 14:30 às 16:00 vamos ter alunas da Escola Secundaria de Campo Maior do curso de Auxiliares de Infância a dinamizar as mesmas actividades que as crianças dinamizaram na parte da manhã.
A Partir das 14:30 vamos ter um grupo de dança de jovens dos 14 aos 16 anos, que irão fazer uma mostra de dança, para as crianças de Atl do Centro Educativo Alice Nabeiro.
Após esta mostra de Dança e respectiva avaliação iremos dar por terminado o nosso dia de actividades do Projecto Arte em Movimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário