No âmbito da disciplina Projecto, foi-nos proposto a elaboração de um projecto de âmbito artístico.

Após discussão, achamos por bem realizar o nosso projecto em Campo Maior, mais propriamente no Centro Educativo Alice Nabeiro , proporcionando um dia diferente com actividades relacionadas com arte, não só às crianças que o frequentam, mas também às crianças e jovens de Degolados, uma freguesia que pertence ao mesmo concelho, promovendo deste modo a interacção de dois grupos distintos, usufruindo ao mesmo tempo de um espaço dotado das devidas infra-estruturas.
É neste binómio, espaço, e tempo de cultura, que a escola deverá ter as suas mais importantes formas de relação com a arte, a ciência, a filosofia, o jogo, o mito, a religião…”A. Bento-2003.pag 63
Inicialmente deslocámo-nos a Campo Maior, no sentido de entrarmos em contacto com a instituição a fim de expor-mos as nossas ideias. Fomos muito bem recebidas, aceitando de imediato que utilizássemos o espaço para a realização do nosso projecto. Efectuadas as necessárias formalidades, começamos por contactar os intervenientes no projecto.
Considerando que a arte, na sua esfera basilar, é uma ferramenta condutora do desenvolvimento humano, apostamos na implementação e dinamização deste projecto com o objectivo de sensibilizar e incentivar a presença das artes na vida quotidiana, promovendo um desenvolvimento social mais saudável e estimulante.
A arte é uma forma significativa de expressar ideia e sentimentos, capaz de fazer com que as pessoas adquiram um desenvolvimento mais harmónico a global. Consequentemente, nenhum projecto de Animação Sociocultural, pode negligenciar as actividades artísticas.
É do conhecimento de todos nós, que as actividades no domínio da sensibilização para as artes, ainda representam um défice no tecido sociocultural português, pelo que se torna bastante importante despertar o interesse para as actividades artísticas, logo a partir de tenra idade.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Objectivos

Objectivo Geral:

  • Fomentar junto das camadas mais jovens, o gosto passivo e activo pela arte em geral, sobretudo no que se relaciona com as modalidades artísticas englobadas no projecto (dança, música, pintura).

Objectivos específicos:

  • Aprofundar a criatividade e o sentido crítico no processo de desenvolvimento integral e harmonioso do ser humano;
  • Potenciar a descoberta de novos talentos entre os jovens;
  • Incentivar a criação e dinamização de grupos de trabalho nas escolas, que se dediquem a actividades artísticas, integradas no plano anual;
  • Melhorar a qualidade da relação entre os diferentes grupos pertencentes é comunidade escolar;
  • Animar um grupo que carece de tais iniciativas;
  • Proporcionar o contacto com um espaço dotado de infra-estruturas essenciais para o desenvolvimento da criança;
  • Conhecer e explorar o espaço;
  • Explorar e conhecer o próprio corpo através das diversas formas (voz, movimento…);
  • Desenhar e pintar, explorando diversos materiais, cores, formas e texturas.


Sem comentários:

Enviar um comentário