No âmbito da disciplina Projecto, foi-nos proposto a elaboração de um projecto de âmbito artístico.

Após discussão, achamos por bem realizar o nosso projecto em Campo Maior, mais propriamente no Centro Educativo Alice Nabeiro , proporcionando um dia diferente com actividades relacionadas com arte, não só às crianças que o frequentam, mas também às crianças e jovens de Degolados, uma freguesia que pertence ao mesmo concelho, promovendo deste modo a interacção de dois grupos distintos, usufruindo ao mesmo tempo de um espaço dotado das devidas infra-estruturas.
É neste binómio, espaço, e tempo de cultura, que a escola deverá ter as suas mais importantes formas de relação com a arte, a ciência, a filosofia, o jogo, o mito, a religião…”A. Bento-2003.pag 63
Inicialmente deslocámo-nos a Campo Maior, no sentido de entrarmos em contacto com a instituição a fim de expor-mos as nossas ideias. Fomos muito bem recebidas, aceitando de imediato que utilizássemos o espaço para a realização do nosso projecto. Efectuadas as necessárias formalidades, começamos por contactar os intervenientes no projecto.
Considerando que a arte, na sua esfera basilar, é uma ferramenta condutora do desenvolvimento humano, apostamos na implementação e dinamização deste projecto com o objectivo de sensibilizar e incentivar a presença das artes na vida quotidiana, promovendo um desenvolvimento social mais saudável e estimulante.
A arte é uma forma significativa de expressar ideia e sentimentos, capaz de fazer com que as pessoas adquiram um desenvolvimento mais harmónico a global. Consequentemente, nenhum projecto de Animação Sociocultural, pode negligenciar as actividades artísticas.
É do conhecimento de todos nós, que as actividades no domínio da sensibilização para as artes, ainda representam um défice no tecido sociocultural português, pelo que se torna bastante importante despertar o interesse para as actividades artísticas, logo a partir de tenra idade.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Introdução do projecto

Considerando que a arte é uma forma significativa de expressar ideias e sentimentos, capaz de fazer com que as crianças e jovens adquiram um desenvolvimento mais harmonioso, torna-se essencial a realização de actividades expressivas e artísticas (música, canto, teatro, dança, pintura, expressão dramática) associadas ao contexto escolar.
Para a sociedade de futuro, será importante a escola formar espíritos flexíveis, inovadores, activos e dinâmicos, com o intuito de abrirem caminhos novos.
As actividades artísticas têm como instrumento principal o corpo, pronunciando-se na dança, na representação, na música ou na acrobacia. Assim, tanto através de gestos como movimentos, recorremos ao nosso esquema corporal.
Neste contexto, o nosso projecto será constituído por diversas actividades artísticas e será desenvolvido num centro educativo, com a participação de três comunidades escolares.

Sem comentários:

Enviar um comentário